domingo, 28 de outubro de 2018

Base Maia Filho Caraúbas atingiu nível diamante no JOTI 2018



De 19 a 21 de outubro o Grupo Pedro Maia Filho participou do JOTI 2018 (Jamboree On The Internet). E para isso toda uma estrutura foi montada em nossa sede para esses três dias de atividades.





O JOTI é uma grande gincana virtual, conhecida como Scout Joti Challenge (SJC), e reúne lobinhos, escoteiros, seniores, guias e pioneiros de todo o mundo para o desafio de 48h de tarefas e muita produção audiovisual.


O SJC foi totalmente idealizado por brasileiros, e desde 2011 rompeu as barreiras do país para cair no gosto dos estrangeiros. No ano passado foram 25615 inscritos, organizados em 1.803 bases, com representantes de todos os estados brasileiros e o Distrito Federal Além de participantes de Angola, Portugal, Macau e Moçambique. Foram enviadas mais de 20 mil respostas, muitos contatos e amizades adicionados nas Redes Sociais. O JOTI tem como objetivo propor aos jovens novas amizades e troca de experiências no meio online, com atividades lançadas pela equipe organizadora do SJC, baseadas no conceito de “pensar global e agir local” as tarefas esteve ligada aos temas de meio ambiente, cultura, educação, esporte e lazer.

As tarefas eram liberadas a cada 1 uma hora e as equipes corriam em busca de cumprir todas as 24 para atingir a pontuação dos níveis de eficiência dividido em quatro etapas: bronze, prata, ouro ou diamante. Após cada tarefa liberada os participantes cumpriam o que era solicitado fazendo o registro e manipulação de áudio, vídeo ou fotos em seguida publicavam numa plataforma online exclusiva do JOTI para aguardar a correção da equipe de coordenadores.


Participando de mais uma edição do JOTI o nosso grupo atingiu esse ano mais uma vez o nível diamante e isso se deu graças ao total empenho de todos os envolvidos na base.


Fotos por membros da base

terça-feira, 23 de outubro de 2018

Mensagem de aniversário ao chefe Francélio


O movimento escoteiro proporciona momentos nas nossas vidas que só quem é escoteiro sabe o verdadeiro valor, principalmente quando se tem uma vida toda desenvolvida dentro do escotismo, dentre esses momentos conhecemos pessoas que nos deixam e também leva aprendizados para o resto da vida.

Queremos agradecer a Deus por hoje, por você estar completando mais um ano de existência, de vida sábia e progresso. Estamos juntos no dia a dia para fazer o melhor possível naquilo que tanto amamos o escotismo, com a certeza de estarmos deixando o mundo um pouco melhor do que encontramos.

No nosso universo guardamos as pessoas interessantes, algumas bastante especial e você é uma dessas, e isso nos deixa orgulhosos, porque nos sentimos ávidos de uma aprendizagem que tenha por base o conhecimento daquilo que vamos fazer.

Em nome de uma equipe que tem suas adversidades particulares mais que estar sempre unida pedimos desculpas pelas vezes que te damos dor de cabeça mais é nessas horas que estamos tentando caminhar com nossas próprias pernas, temos muito a lhe agradecer, pelos ensinamentos que nos destes, que Deus o faça prosperar a cada dia, e que você continue sempre assim com o amor, a alegria, a garra e a decisão que sempre nos mostrou ter, e que muito contribui para o nosso sucesso.

Feliz aniversário!

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Nota de pesar


A música caraubense enlutada se despede com muita dor e saudades, de um homem integro e batalhador em prol das bandas de música não só de nossa cidade, mas sim também por onde sempre passava.

Cassiano Hipólito Fernandes (Seu Cassiano) como era conhecido, nasceu na Fazenda Timbaúba, em Caraúbas-RN. Com quatorze anos de idade, foi para o seminário do Colégio Salesiano em Recife.

Em 1953, aos dezoito anos, foi para o Rio de Janeiro, onde serviu ao Corpo de Fuzileiros Navais durante trinta anos. Em 1959, casou-se com Terezinha Barreto Fernandes (in memoriam), com quem teve dois filhos e atualmente estava na reserva da Marinha do Brasil.

Em seu livro Banda Caraubense Joaquim Amâncio, seu Cassiano reservou algumas páginas contando um pouco da história da nossa Filarmônica Cleto Fernandes de Oliveira Filho bem como também do nosso grupo escoteiro.

 


Seu Cassiano partiu deixando um grande legado em prol da cultura musical caraubense, a todos os familiares e amigos deixamos os nossos sentimentos de pesar pela partida do eterno Cassiano Hipólito Fernandes (seu Cassiano).

segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Alcateia comemorou semana do lobinho com entrega de distintivos especiais e festa na jângal


De 04 a 06 de outubro de 2018, a Alcateia Bagheera desenvolveu uma série de atividades em comemoração à semana do lobinho, uma extensa e rica programação foi seguida, destacando a entrega do distintivo especial da alcateia, o cruzeiro do Sul aos lobinhos: João Gabriel e Maria Cecília.



No dia 04, as matilhas se reuniram na nossa sede para tomar sorvete em comemoração ao dia do lobinho. Após o grande uivo, a lobinha Aninha realizou uma oração em reverência e gratidão a Deus por este momento de felicidade comemorado por toda a alcateia, em seguida o Akelá João Vitor pediu aos presentes para manter-se na posição firme e convidou o lobinho Pedro Emerson para realizar a saudação à bandeira nacional. Ao término do momento solene, enquanto tomavam sorvete, a chefia falou um pouco do segundo dia da programação, deixando o convite a todos para participarem no dia seguinte da noite das estrelas.
No dia 05 de outubro, denominado de noite das estrelas, aconteceu um festival de cachorro quente onde foram exibidos vídeos em curta-metragem produzidos pelos próprios lobinhos. Nesta noite, teve como destaque os lobinhos: Lucas Targino que veio somar na nossa alcateia, realizando a sua promessa, e os lobinhos João Gabriel e Maria Cecília que concluíram suas etapas de progressão atingindo o nível máximo dentro da alcateia, sendo os primeiros na história do nosso grupo a receber o distintivo do cruzeiro do sul, esse momento pode contar com as presenças do ex Baloo Gilvan Everton e o Dir. presidente Francélio Bezerra que colocaram suas palavras de felicidades por esse momento de conquista, parabenizando aos lobinhos pelo desempenho dentro da alcateia e desejando bastante progresso nas futuras tropas que virão.

Encerrando as comemorações festivas da alcateia, no dia 06/10 as 17h teve festa na Jângal, recebendo não só a nossa alcateia, mas também crianças convidadas da escola Maria Sílvia, e amigos dos nossos lobinhos, que não participam do grupo, mas que vieram comemorar conosco esse momento com muita alegria, pipoca, cachorro-quente, algodão-doce e pula-pula.






Fotos por: Pedro Jailton e Gabrielly Brito