sábado, 27 de junho de 2020

Corrente do bem - Alcateia Bagheera

O projeto EducAÇÃO Escoteira tem como principal objetivo a disseminação dos ideais e propostas do Escotismo, apresentando o movimento à comunidade, especialmente aos estudantes, dando-os a oportunidade de vivenciar novas experiências.
Em decorrência da pandemia e suspensão das aulas, a edição deste ano funcionará de forma adaptada. Por isso, a Alcateia Bagheera por meio das redes sociais criou uma Corrente do Bem, para que mesmo distantes, a mensagem do Escotismo possa chegar ao maior número possível de pessoas. 
Esperamos que essas mensagens de esperança confortem os nossos corações. Melhor possível! 













domingo, 14 de junho de 2020

A chegada do escotismo no Brasil


SCOUTS E A ARTE DE SCRUTAR
(Titulo da matéria na Revista Ilustração Brasileira) 


A primeira notícia sobre o escotismo no Brasil foi no dia 1º de dezembro de 1909, no número 13 da revista Ilustração Brasileira editada no Distrito Federal, no Rio de Janeiro e com circulação nacional. A reportagem tinha o título: Scouts e a arte de Scrutar; ocupava três páginas e apresentava 7 fotografias. A matéria foi preparada na Inglaterra pelo 1º Tenente da Marinha de guerra Eduardo Henrique Weaver, onde se encontrava a serviço. Teve assim a oportunidade de presenciar o nascimento do movimento escoteiro – Scouting for boys, criado em 1907 pelo General Inglês Baden Powell – BP. Na época juntamente com o Tenente Weaver, encontrava se na Inglaterra um numeroso contingente de oficiais e praças da marinha para receber os novos navios da esquadra brasileira. Um grupo de oficiais se entusiasmou com o revolucionário método de educação complementar imaginado por BP. Entre eles estava o Suboficial Amélio Azevedo Marques que fez com que seu filho Aurélio ingressasse em um dos Grupos Escoteiros locais. Assim o jovem Aurélio Azevedo Marques foi o primeiro escoteiro brasileiro ou, mais precisamente, o primeiro Boy Scout brasileiro.


              

(Paginas da Revista Ilustração Brasileira)

No dia 17 de abril de 1910 chega ao Rio de Janeiro a bordo do Encouraçado Minas Gerais os militares que trouxeram consigo uniformes dos escoteiros ingleses, no valor de trinta libras esterlinas. No dia 14 de junho do mesmo ano, na casa número 13 da Rua Chinchorro no Catumbi, Rio de Janeiro, reuniram se, formalmente, todos os interessados pelo escotismo e os que haviam embarcados nos navios que haviam chegado ao Brasil. Naquele Local foi oficialmente fundado o Centro Boys Scouts do Brasil. O evento foi informado aos jornais, os quais publicaram a carta recebida da comissão diretora. A correspondência enviada começava nos seguintes termos: a imprensa desta capital, brilhante e poderoso fator de progresso, campeã de todas as ideias nobres, vem o Centro de Boy Scouts do Brasil, solicitar o auxílio de sua boa vontade, o esteio que necessita para que em todos os lares brasileiros penetre o conhecimento do quanto a pátria pode ser útil com a instrução dos Boys Scouts. Junto com a comunicação foi enviado um documento que descrevia as bases do Centro Boys Scouts do Brasil.


(Imagens do Couraçado Minas Gerais)







domingo, 17 de maio de 2020

Alcateia Bagheera realiza investidura online do distintivo especial Cruzeiro do Sul

Na noite de sábado, 16 de maio, a Alcateia Bagheera realizou a cerimônia online de entrega do distintivo especial Cruzeiro do Sul das lobinhas Any Clarissa e Luna Maria.
A entrega dos distintivo se deu por meio de uma dinâmica denominada de "Caça ao tesouro", os familiares foram parceiros da chefia para que tudo ocorresse bem e as meninas tivessem seu momento de condecoração recheado de surpresas e emoções. 
Foi um momento muito importante para o ramo lobinho e para todo o grupo, pois mesmo em um momento de distanciamento social, as atividades e os laços do movimento escoteiro continuam em vigor.
A chefia do ramo lobinho agradece a todas as famílias que compõem a Acateia Bagheera pelo empenho e compromisso com as atividades, também parabenizam as duas novas lobinhas Cruzeiro do Sul pela grande conquista e pela brilhante caminhada na alcateia. Melhor Possível! 🐺 ⚜️



Luna Maria


Any Clarissa

sexta-feira, 6 de março de 2020

Desfile de comemoração aos 152 anos de emancipação política de Caraúbas

Em comemoração aos 152 de emancipação política da cidade de Caraúbas o Grupo de Escoteiros Expedicionário Pedro Maia Filho realizou um desfile na manhã do dia 5 de Março, seguido do hasteamento das bandeiras no Marco Centenário. Na ocasião houve a participação da Banda de Música Maestro Joaquim Amâncio da nossa cidade que nos acompanharam, junto de algumas autoridades do nosso município, incluindo o prefeito Antônio Alves da Silva, entre outras. Essa programação é realizada todos os anos por idealização do nosso grupo com apoio da prefeitura a serviço da nossa cidade em um momento que conta com a participação de todos os nossos membros com o objetivo de comemorar mais um ano de uma história tão bela e que enche a todos os caraubenses de orgulho por morar ou ter nascido nessa cidade. Confira abaixo alguns registros deste momento. 







Fotos: membros do grupo










Fotos: Prefeitura Municipal de Caraúbas

domingo, 1 de março de 2020

Carnaval do Maia Filho

No último dia 15 de fevereiro, foi realizado o nosso carnaval, que marcou o início oficial das atividades do nosso grupo no ano de 2020. Por volta das 19h teve início a programação, com a apresentação das patrulhas e matilhas que concorreram ao concurso de melhor bloquinho do carnaval. Tiveram vários tipos de apresentações, como danças, paródias e até  carro alegórico.
Logo após as apresentações aconteceu um lanche para os presentes para em seguida acontecer uma oficina de dança, com o instrutor de dança, Joaby Figueiredo. Fechando com a festividade tivemos o tradicional "mela-mela", onde todos os membros se divertiram sujando uns aos outros.
Também ocorreu concursos de fantasias com premiações para cada tropa. Segue os registros da atividade a seguir.










segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Participação no Congresso Regional Escoteiro

No último dia 1 e 2 de fevereiro nosso grupo participou da Assembleia Escoteira Regional e o IX Fórum de Jovens Líderes realizada na cidade de Macau, RN. O Maia Filho, mandou uma representação com o chefe de tropa escoteira Iury Moraes e o assistente de tropa sênior Carlos Vinicius. O evento contou com representantes dos grupos de todos cantos do estado. Foi um evento de muito proveito onde foram discutidas pautas em prol do melhor desenvolvimento do escotismo no estado do Rio Grande do Norte. Segue abaixo alguns pontos tratados na ocasião:

·         Leitura da ata do congresso anterior e sua respectiva aprovação;
·         Prestação de contas das atividades regionais de 2019;
·         Balanço do número de inscrições em atividades no ano de 2019;
·         Proposta de empregar os jovens líderes para suprir demandas no escritório estadual;
·         Eleição dos delegados para assembleia nacional em Curitiba, PR;
·         Apresentação do canal de denúncias em relação a condutas desviadas de chefes;

Além disso foram apresentadas os locais e datas oficiais de atividades como o Acampamento Regional do Ramo Escoteiro (ARRE), Aventura Sênior Regional (ASR) e do Mutirão Pioneiro (MUTpio), concluindo o calendário anual de 2020. Também houve o IX Fórum de Jovens Líderes com a participação dos jovens escotistas. O evento contou também com a presença do presidente da União dos Escoteiros do Brasil, Rafael Macedo e o diretor nacional de Métodos Educativos Celso Menezes.