segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Assembleia de grupo teve condecoração surpresa ao presidente Francélio


 

No dia 23 de setembro de 2018, às 09h15min, por convocação do diretor Presidente, nosso grupo se reuniu em uma assembleia ordinária conforme o Art. 7º do Estatuto do grupo com a seguinte ordem do dia:

1 Abertura da assembleia.
2 Leitura da ata da última assembleia e expediente.
3 Balancete da diretoria financeira.
4 Reestruturação do clube da flor de lis.
5 Eleição do titular e suplente junto a assembleia regional.
6 Assuntos gerais como inscrições prévias na ordem do dia.

Para composição da mesa em atendimento ao  Art. 7º alínea “g”, foram eleitos como presidente e secretário, respectivamente, da mesa dos trabalhos: Francélio Bezerra do Nascimento e o pioneiro João Vítor de Oliveira Gurgel. O presidente saudou a todos os presentes e deu prosseguimento a ordem do dia, O membro da tropa escoteira Juan Pablo realizou a oração escoteira, e a pioneira Maria Shirley saudou a bandeira nacional, o secretário fez a leitura da última ata e passou para apreciação de todos os presentes, não havendo retificação a ata foi aprovada e a diretora de finanças Lydssa Thaenya apresentou o balancete das finanças do grupo referente ao jubileu de ouro e da prestação de contas anual (novembro de 2017 a agosto de 2018), evidenciando as entradas, saídas e saldo total.




Em seguida foi explicado a importância do clube da flor de lis para o melhor funcionamento do grupo e como ele funciona. O objetivo de trazer este ponto para a assembleia foi a formação de uma nova diretoria.



Isabel Mota se dispôs a assumir o papel de presidente e tomou a palavra, ressaltando o desejo de que os cargos sejam assumidos por pais que possam representar todas as tropas.




 Foi explicado também a possibilidade de que os membros do clube se registrem perante a UEB e da não obrigatoriedade de um regimento interno especificamente para o clube. Francélio solicitou que as reuniões ocorram mensalmente, servindo para planejar atividades que apoiem o grupo.

Gilza, avó do lobinho Gilliard, relembrou a época em que participou do movimento escoteiro e demonstrou felicidade em poder voltar a auxiliar o grupo de alguma forma, sendo eleita a vice-presidente. Maria Otília se disponibilizou a assumir o papel de secretária e Samek foi indicado como tesoureiro para compor a diretoria, sendo formalmente empossada.



Para a assembleia regional de 2019, Rosângela Ívina se candidatou como delegada titular e Emanuel Victor como suplente, houve uma votação, que foi aprovada por unanimidade, Rosângela assumiu a palavra, falando sobre alguns pontos decididos em reunião de chefia onde foi posto em votação a aprovação do uso da calça social como mais uma opção de uniforme, sendo aprovado por todos. Também foi lembrado a necessidade do uso do tênis preto de acordo com a decisão interna do grupo, aprovada em assembleias anteriores. 



Ao final da assembleia o presidente Francélio Bezerra foi condecorado com a medalha de bons serviços 30 anos, recebendo homenagens da chefia, de sua família e da Filarmônica Cleto Fernandes de Oliveira Filho através do quinteto da Filarmônica que realizou a execução do dobrado Chefe Francélio e a introdução do hino alerta.



Fotos por: Pedro Jailton

segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Tropa escoteira participou do ARRE 2018 na cidade de Portalegre


       Durante os dias 14, 15 e 16 de setembro, a cidade de Portalegre sediou um dos grandes acampamentos organizado pela Região Escoteira do Rio Grande do Norte. O nosso grupo esteve presente nessa atividade enviando duas patrulhas da Tropa Escoteira Maciel Silva do Nascimento, a patrulha urso e a patrulha maçarico sobre a responsabilidade da chefia competente.


O ARRE 2018 (Acampamento regional do ramo escoteiro) esse ano tendo como tema: Nos Caminhos da Aventura, contou com a participação de vários grupos escoteiros do Rio Grande do Norte, Portalegre situado no planalto da Borborema encantou a todos os presentes com suas belas cachoeiras, trilhas e riquezas culturais como: construções históricas, comunidades quilombolas e aldeias indígenas.

As atividades tiveram por objetivo apresentar aos jovens a oportunidade de participar de forma progressiva, desenvolvendo conhecimentos, habilidades e atitudes, por meio da exploração dos conjuntos de atividades para o seu sucesso pessoal e o fortalecimento da vida em equipe. Então o distrito escoteiro do alto oeste com total apoio da Região Escoteira do Rio Grande do Norte preparou toda uma estrutura para receber os grupos escoteiros inscritos no ARRE 2018.

Aldair Felix
Coordenador do ARRE

Blogger – Como o distrito se preparou para receber o ARRE?
Aldair – Foi participando de várias reuniões junto ao escritório regional junto a região escoteira do Rio Grande do Norte e levando a ele as informações necessárias do nosso distrito e o que a gente tinha a oferecer aos associados, dessa forma chegamos a essa cidade onde tem um clima a fauna e a flora bastante abundante onde favorece os nossos associados a se sentir bastante acolhidos aqui na cidade de Portalegre.
Blogger – Quantos grupos escoteiros estão participando?
Aldair – 52 grupos aqui presentes 550 associados, foi um ano de planejamento 4 meses de organização e graças a Deus está dando tudo certo e é o maior sucesso o ARRE 2018 aqui em Portalegre. 

     A direção do Grupo Pedro Maia Filho esteve presente fazendo uma visita técnica, conversando com os membros das duas patrulhas e a chefia responsável pelas mesmas, acompanhando de perto o desenvolvimento de todos os membros do nosso grupo presente nesta atividade.



Francélio Bezerra
Diretor presidente do 22º Grupo de Escoteiros Expedicionário Pedro Maia Filho

Blogger – Quais os benefícios que traz aos membros e ao grupo a participação nessas atividades?
Francélio – Uma atividade escoteira sempre o ápice dela é o acampamento, quer seja ele local regional ou nacional, a gente já teve de participar inclusive do JAMBOREE em Natal que é uma coisa que a gente fica para o resto da vida. Uma atividade dessa vem gente de toda parte do nosso estado é muito importante para a questão do convívio com outros grupos, outras experiências de vida e eles se realizam como escoteiro nessas atividades tanto nas brincadeiras nos jogos como a vivencia mesma escoteira é bom pra eles e faz com que o grupo cresça cada vez mais, são através desses contatos também que a gente desenvolve o nosso membro e desenvolvendo nosso membro, desenvolve o grupo como um todo, o grupo se fortalece muito com uma atividade dessa.
Blogger – O que a direção do grupo repassa a chefia ao trazer membros para as atividades como essa?
Francélio – acima de tudo a diretoria se preocupa muito com os membros, a segurança é muito importante em todas as atividades quer seja na sede como também nas atividades de campo, a gente está numa atividade regional com muitos membros, cerca de 500 membros participando aqui na cidade de Portalegre e a gente se preocupa muito, sabe a importância duma atividade dessa mais também sabe a preocupação que os pais têm com seus filhos e nos também temos a responsabilidade de cuidar deles. A gente pede sempre ao chefe pra acompanhar todos os momentos pra que nada aconteça quer seja com uma coisa pequena ou uma fatalidade maior, a gente procura sempre presar pela segurança e é isso que a gente pede aos nossos chefes e que repasse a todo o restante da chefia que acompanhe os membros em todos os momentos nas atividades.

Colhendo alguns depoimentos de nossos membros que estavam participando, a redação do blogger Escoteiros de Caraúbas pode sentir de perto a energia agradável de participar de atividades como essa e escutar o que eles mesmo têm a dizer sobre o ARRE 2018.

Osimar Junior
Membro da patrulha urso

Blogger – O que você ta achando do acampamento?
Ozimar – O acampamento está sendo muito interessante, muito legal até porque a gente ta cantando muito, a gente ta conhecendo pessoas novas, a gente ta brincando e além de que é uma ótima experiência para fixar mais os laços de afeto entre a sua patrulha o seu monitor seu chefe e também é uma ótima experiência para sua vida escoteira.





Lorena Kellen
Membro da patrulha maçarico

Blogger – O que você tachando do acampamento?
Lorena – Eu to achando muito legal, to gostando muito, conheci muitas pessoas, cantamos muitas músicas minha voz rouca é a prova disso e está sendo muito divertido principalmente tudo que a gente ta aprendendo, ta sendo muito proveitoso.







Iury Moraes
Chefe da tropa escoteira

Blogger – Como foi a preparação da tropa para vir participar do ARRE?
Iury - Desde que foi lançado a data e o local do acampamento que eu via um esforço por parte da tropa escoteira Maciel Silva do Nascimento e da sua chefia de trazer o maior número possível de membros pra participar deste acampamento que já é sucesso em questão de participação a nível regional, mais de 500 pessoas entre chefes staffs e membros juvenis, então desde lá atrás quando foi lançado a proposta do acampamento, quando foi lançado a data e o local do acampamento que vejo um grande esforço por parte dos membros juvenis e a chefia por trás dando todo o suporte pra trazer o máximo de pessoas possível pra esse acampamento, fazendo esforços em busca de recursos financeiros pra custear o transporte até aqui como também pra custear inscrições uniformes... de um modo geral ouve um grande esforço da tropa e eles já estão de parabéns por estar aqui participando deste grande acampamento.


Fotos por: Pedro Jailton e região escoteira do RN

Edital de Convocação


Assembléia Geral do 
22.º Grupo de Escoteiros Expedicionário Pedro Maia Filho

                A Diretoria de 22.º Grupo de Escoteiros Expedicionário Pedro Maia Filho, no uso de suas atribuições que lhe confere os artigos 7º, 8º e 9º do Estatuto do Grupo. e seus incisos, vem pelo presente CONVOCAR os membros da Assembléia do Grupo (Membros maiores de 18 anos, pais e mães de membros beneficiários do Grupo) para reunião ordinária, a realizar-se na Sede do Grupo, Localizada na Praça Luis Carlos, 22 – Centro, no dia 27 de Agosto, do corrente ano, às 9hs para tratar da seguinte ordem do dia:

  • Leitura da ata da última Assembléia e expediente (Caso haja);
  • Balancete da Diretoria Financeira;
  • Reestruturação do Clube da Flor de Lis;
  • Eleição do Titular e suplente junto a Assembléia Regional;
  • Assuntos Gerais com inscrição prévia na Ordem do dia,

Os Membros da Assembléia de Grupo, referidos no artigo 8º, alinea “d” do Estatuto do Grupo deverão estar devidamente Registrados para Gozarem do direito a voto e ser votado.

Caraúbas/RN em 14 de setembro de 2018


Francélio Bezerra do Nascimento
Diretor-Presidente


João Vitor de Oliveira Gurgel
Secretário

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

7 de setembro contou com uma vasta programação em nosso grupo



Neste dia 7 de setembro de 2018, data que se comemorou em todo o território nacional a independência do Brasil, o nosso grupo participou das festividades desse dia com uma programação bastante rica, comemorando também os 80 anos da chegada do movimento escoteiro em nossa cidade e os 10 anos da Filarmônica Cleto Fernandes de Oliveira Filho.



Após uma oração realizada pela guia Lanny Lorrany, o presidente Francélio Bezerra deu início a abertura das atividades com o hasteamento das bandeiras convidando todos os presentes para acompanhar de pé em posição firme o Hino Nacional Brasileiro executado pela Filarmônica Cleto Fernandes de Oliveira Filho, em seguida passou a palavra aos demais chefes das tropas onde esses puderam realizar a promessa de membros novatos, entrega de certificados e distintivos. Após esse momento o presidente Francélio realizou e renovou a promessa dos novos membros da nossa chefia, em seguida fez a entrega do novo fardamento da filarmônica, junto com o maestro Jesualdo fez a entrega dos certificados de músico destaque aos 5 músicos que se destacaram nos estudos e ensaios, e o certificado de gratidão a instituições e pessoas da sociedade civil, como forma de agradecimento pelos serviços prestados para com a filarmônica.





Ainda em momento solene nosso grupo fez uma homenagem ao músico e soldado Ildôneo José (in memoriam) pôr o mesmo ter dado grandes contribuições a nossa banda, a filarmônica tocou o dobrado Capitão Caçula emocionando a todos os que conviveram com ele, autoridades presentes nessa manhã: prefeito municipal Antônio Alves da Silva (Juninho Alves), vice-prefeito Paulo Brasil, secretário de educação Francisco Antônio, secretário de cultura Giuzélio Lobato, secretário de obras Miguel Araruna, controladora Bruna Alves e a presidente do SINDSPUMC Wesia Sena.



Ao termino do momento solene, saímos em desfile cívico pelas principais ruas da cidade fazendo uma pausa na loja maçônica situada no bairro Sebastião Maltes e no marco centenário situado na praça Reinaldo Pimenta para realizarmos também o hasteamento das bandeiras, após o hasteamento no marco centenário Rosangela Fernandes em nome da família Fernandes parabenizou a filarmônica e entregou uma comenda de gratidão desejando parabéns pela década de amor a música.






           A tarde participamos do desfile cívico municipal organizado pela prefeitura de Caraúbas, tendo esse ano como tema: “Querida Paróquia, neste setembro, tuas histórias e glórias relembro”, homenageando os 160 anos da paroquia de Caraúbas. Em frente ao palanque das autoridades realizamos uma homenagem com os Hinos de São Sebastião em ritmo de dobrado e agradecemos a paroquia por todo o apoio que nos deu com a doação do terreno para construção de nossa sede e em especial ao Pe. Lourenço Gurgel Slegers.




  

Imagens: Blog Icem Caraúbas, Alex Maciel e Pedro Jailton